A maioria das vezes essa dúvida aparece quando você já está com o food truck funcionando, muitas vezes por causa da demanda pode parecer que um funcionário é necessário, mas é importante pensar muito bem. Em alguns casos é considerável ter um funcionário, mas isso é muito relativo e você precisa analisar o seu caso em específico.

Como não podemos analisar cada caso de cada pessoa que lê nossos artigos vamos ajudar você verificar se realmente precisar ter um funcionário no food truck ou não. Vamos mostrar aqui como fazer isso e os casos que é interessante ter e não ter, para começo de conversa se você está pensando mesmo em ter um funcionário deve saber que essa pessoa precisa ter todos os direitos garantidos.

Seu food truck é o seu negócio, é sua empresa e por isso se tiver funcionários vai precisar pagar tudo o que eles têm direito. Se está disposto a fazer isso, ok! Se não tinha pensado nisso antes é bom pensar, uma pessoa contratada só de boca pode dar muito trabalho depois e fazer você perder dinheiro. Mas existem vantagens em contratar funcionários.

Se o seu food truck cresceu e precisa de funcionários quer dizer que seu negócio está indo bem e esse é um passo para você criar uma grande franquia, já pensou nisso? Por isso ter funcionários é sempre uma boa indicação de que você está crescendo e indo muito bem com o seu negócio.

Leia também: Food Truck em BH

Ter ou não ter funcionários

Essa escolha vai depender de vários fatores como já foi dito, muitas vezes será sim necessário ter um funcionário trabalhando com você, em outros casos não será tão necessário assim. Se você pensou nessa possibilidade talvez é porque você realmente precise de um, mas é bom pensar se você pode arcar com essa nova despesa.

Um detalhe muito importante que deve ser levado em conta é o tamanho do seu food truck, muitas vezes ter um funcionário vai ocupar tanto espaço no local que o serviço ao invés de ficar mais rápido fica lento. Se você não tem espaço no food truck para mais uma pessoa é melhor nem pensar na possibilidade de um funcionário, por mais que você tenha mais clientes, às vezes é melhor esperar um pouco que correr o risco de demorar mais.

É claro que você pode ter um funcionário que trabalhe de forma diferente e do lado de fora atendendo as mesas, mas é importante pensar se realmente vale a pena. O food truck é uma forma mais ágil de se alimentar, as pessoas vão até o veículo, pedem a comida e rapidamente já podem sair comendo. Se você tem mesas e faz um atendimento, é porque seu negócio já está bem grande, nesse caso você pode começar a pensar na possibilidade de expandir.

Além do espaço no veículo, você também precisa pensar na forma de atendimento, você pode atender muito bem, mas seu funcionário não, por isso é necessário fazer um pequeno treinamento. Se o espaço é legal e cabe até mais de um funcionário atendendo, ótimo, mas é necessário pensar em como essas pessoas vão fazer o trabalho delas e vão atender, a qualidade no atendimento precisa continuar a mesma.

Outro ponto que já falamos é o pagamento dos funcionários, você não pode pagar pelo dia de trabalho, é necessário ter funcionários com todas as leis trabalhistas garantidas. Nesse caso você precisa ter um retorno bom das suas vendas para conseguir pagar o funcionário. Não deixe de se informar sobre as leis, saber o que você precisa pagar e como fazer para fichar um funcionário.

É necessário estar dentro da lei para não correr risco depois, como muitos food truck são mais familiares e não são uma empresa, fazer isso pode ser um pouco complicado. Muitas pessoas que trabalham atualmente com o food truck não criaram uma empresa, tem o nome, mas ele não é registrado, nesse caso, para contratar um funcionário você terá um pouco mais de trabalho.

Em todo o caso ter ou não ter um funcionário é uma decisão sua, se você acha necessário e tem espaço para que essa nova pessoa atenda os clientes, dentro ou fora do veículo, não deixe de contratar. Isso quer dizer que seu trabalho está surtindo efeito e que você está crescendo, essa é uma boa notícia.

Ah! Lembramos que os funcionários podem ser para vários tipos de trabalho, como atendimento, na cozinha, no caixa, entre outras coisas. Se você tem espaço e pode dividir essas funções não deixe de fazer, é uma boa alternativa e o atendimento será ainda mais rápido. Só não esqueça de treinar o funcionário para que você não seja prejudicado pelo trabalho ruim dessa pessoa.

Se você está só começando não precisa se preocupar com isso agora, é importante primeiro ganhar território, ficar conhecido e depois começar a pensar em ter funcionários. Vamos dar um passo de cada vez, só assim você vai alcançar o sucesso. Não deixe de conferir as dicas que já demos aqui em nosso site, já falamos sobre diversos assuntos interessantes e que podem te ajudar no começo.

Além disso, temos um artigo importante para todas as pessoas que trabalham ou pensam em trabalhar com o food truck que é o mercado. Você conhece o mercado do food truck? É importante conhecer para lidar melhor com ele e sair na frente, por isso não deixe de conferir esse artigo, ele vai te ajudar bastante.

Se tiver alguma dúvida sobre funcionários no food truck ou deseja compartilhar suas experiências é só deixar nos comentários, vamos gostar de saber se ajudamos e de dicas que você possa compartilhar conosco. Não deixe de mostrar também esse artigo para seus amigos que trabalham na área também, ele pode ser muito útil para eles.