É da cidade de São Paulo e tem interesse em investir em um negócio próprio como o Food Truck em SP? Não deixe de conferir esse artigo, temos muito o que contar para você. Por isso para não errar e fazer do seu negócio um sucesso acompanhe nosso artigo e veja tudo o que precisa fazer.

É necessário se informar sobre alguns assuntos antes de começar, você precisa saber como anda o negócio na região que pretende trabalhar, também precisa saber os documentos e autorizações necessárias para começar o negócio. Não é tão simples como você pode imaginar, o Food Truck em SP é um negócio interessante, muitas pessoas estão investindo, mas é necessário estar atento a muitas coisas.

fique atento

Esse é um estilo de comida de rua, mas não é por estar na rua que você não precisar ter atenção em alguns detalhes como outras empresas de alimentos. É importante saber a regulamentação desse negócio, por isso para te ajudar vamos falar um pouco dessa regulamentação que precisa ter para funcionar.

Não importa o lugar que mora, pode ser São Paulo ou qualquer outra cidade, todos os Food Trucks precisam ter licença sanitária e o TPU para poder trabalhar em área privada e pública. Se você deseja trabalhar na rua, em um local público a área vai ser definida pela prefeitura, é claro que você pode pedir o local e indicar onde é melhor para você e que tem mais interesse, mas é a prefeitura que vai dizer se pode ou não.

Apenas dois estados do Brasil têm legislação em vigor para o Food Truck, sendo eles São Paulo e Rio de Janeiro, como é um negócio novo, a legislação ainda está em fase de implantação e logo deve chegar em outros estados. Nessa legislação é demarcado o uso de equipamentos, as obrigações dos permissionários, a obrigatoriedade do termo de permissão de uso, entre outras coisas.

É muito importante ter leis que regulamentam e fiscalizam esse novo negócio, para o empreendedor pode dar um pouco de trabalho no início, pelo menos até conseguir toda a papelada. Mas pode ter certeza que essa é uma vantagem e uma garantia para o trabalhador, dessa forma não vai aparecer centenas de Food Trucks como concorrente e é também uma vantagem para o consumidor que tem certeza que está comprando um produto de qualidade.

A lei de Food Truck em SP

legislação food truck sp

O empreendedor precisa saber sobre a legislação do local para começar com o pé direito, é importante saber que não basta apenas comprar o carro, equipar e começar a vender o alimento. Existem regras e essas regras são importantes para garantir uma boa qualidade, por isso além do que citamos você também precisa saber da legislação sanitária. A Anvisa têm uma legislação de âmbito nacional o RDC 216 e agora RDC 49, ela está vigente desde 2004 e que orienta todos os aspectos relativos às boas práticas.

Os proprietários de Food Truck em SP precisam seguir as orientações dessa forma você vai garantir a elaboração de alimentos seguros, livres de contaminação. Para ter acesso a essa regulamentação da Anvisa é só clicar aqui é importante ler todas as normas para não ter problema depois. É por esse motivo que falamos que não é tão simples abrir um negócio como esse, você precisa conhecer seus direitos e deveres.

Mas não para por ai, além da Anvisa você precisa saber sobre os bombeiros, isso mesmo, é importante a segurança do local e do carro. A regra é baseada no regramento da brigada de incêndio e no PPCI para eventos, como vai trabalhar no veículo é importante ter cuidado com o gás, energia elétrica, produtos químicos, entre outras coisas. Se você não montar o Food Truck de forma correta e planejar muito bem, o carro pode apresentar riscos para quem trabalha e também aos clientes.

Por esse motivo leve seu veículo para uma revisão, é necessário saber se ele está seguro, além disso é importante ter a autorização dos bombeiros para atuar na área. Existem muitas empresas que fazem esse tipo de trabalho, até mesmo os bombeiros, por isso procure uma empresa para regulamentar essa parte também.

Além desses detalhes de autorizações é interessante ter também a empresa regulamentada, isso quer dizer que não basta ter apenas os documentos do veículo e autorizações. Você também precisa registrar sua empresa, no seu caso o melhor é optar pelo Simples Nacional, o microempreendedor individual fatura anualmente até R$ 60 mil, por isso para quem está começando o Simples Nacional é a melhor opção.

Leia também: Food Truck a Venda

Por fim é necessário também ter adequação às regras do Denatran, você precisa fazer o planejamento da cozinha seguindo as regras, além de fazer as manutenções preventivas e programadas. Dessa forma vai conseguir manter o Food Truck em SP funcionando de forma correta e sem riscos a você e terceiros. Não deixe de conhecer as leis e decretos que regulamentam este setor em sua cidade, só assim vai conseguir trazer produtividade e eficiência para o seu Food Truck.

A concorrência em São Paulo

concorrencia em sp

É claro que tudo na cidade de São Paulo será mais concorrido que em outras cidades, aqui o comércio anda a todo vapor e tudo acontece primeiro em São Paulo. Por isso é importante prestar atenção em sua concorrência e decidir qual a melhor forma de trabalhar com o seu Food Truck em SP. Existem muitos locais e espaços que pode trabalhar, você precisa escolher onde é mais interessante para o que vai vender.

Já falamos aqui sobre esse assunto, não deixe de conferir, pois pode te ajudar muito, existem muitas possibilidades de lugares que você pode colocar o Food Truck, mostramos apenas algumas. Antes de decidir onde vai ficar e começar a regulamentar a documentação é necessário saber como é a concorrência no local. Veja se tem algum Food Truck por perto, se tiver é importante saber o que vendem.

Esses pequenos detalhes vão fazer toda a diferença, e nossa dica é não insistir se viu que não será vantajoso. O lugar pode ser muito bom, movimentado, mas se tiver uma concorrência muito grande você pode acabar perdendo muitas vendas. Muitas vezes é melhor ficar em um lugar mais afastado e com poucas opções de Food Truck que em um lugar muito cheio.

A cidade de São Paulo já está acostumada com esse tipo de comércio e muitas vezes os clientes já tem os Food Truck em SP preferidos, você precisa fazer algo diferente e chamativo para acabar com a concorrência. Trabalhar com o Food Truck em São Paulo será um desafio muito maior do que uma pessoa que vai trabalhar com o mesmo negócio em cidades menores, mesmo assim não desista, pois a chance de crescer é maior na cidade paulista que em outros lugares.

Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de comentar aqui, podemos te ajudar a criar um negócio lucrativo. Mas não deixe de conferir outros artigos em nosso site, já falamos sobre diversos assuntos que com toda certeza vai lhe interessar como a concorrência e a escolha do melhor veículo para o Food Truck. Por isso não deixe de conferir, quanto mais informação tiver sobre o assunto, melhor vai ser e terá mais chances de dar certo.