Belo Horizonte não é uma das maiores capitais do Brasil, mas nem por isso deixa de ser uma ótima cidade para investir noFood Truck em BH ou na região metropolitana e deseja ter um negócio como o Food Truck em BH, não deixe de conferir esse artigo. Vamos tratar aqui de assuntos importantes que podem te ajudar a fazer a escolha certa na hora de começar seu novo negócio.

Quando um empreendedor decide começar uma empresa é necessário fazer uma boa pesquisa, essa pesquisa envolve não só o mercado, mas também concorrência, regras e leis, entre outras coisas. Você precisa saber que cada estado pode ter uma lei diferente para regulamentar um negócio, por isso a mesma lei de São Paulo pode não valer para Belo Horizonte, por exemplo.

O Food Truck em BH é um negócio muito novo, por esse motivo as regras e regulamentações não são muitas e isso pode ser uma vantagem. Com poucas leis e regras fica mais fácil começar a trabalhar, você não vai precisar de muito para colocar o veículo de alimentos para funcionar, mas algumas leis é preciso cumprir. Fizemos um post recentemente falando sobre o Food Truck em SP, você pode dar uma olhada, além de falar sobre a concorrência desse negócio em São Paulo, falamos sobre outros assuntos.

Lá você vai encontrar algumas regras e leis que devem ser cumpridas por todas, independente do lugar que mora. As regras de vigilância sanitária, autorização dos bombeiros e da prefeitura para trabalhar não mudam, por isso dê uma olhada no artigo para saber o que você precisa. Aqui vamos falar sobre o que deve fazer para ter um Food Truck em BH, parece bem simples, mas não é bem assim.

Como ter um Food Truck em BH

Assim que decidir ter um negócio como esse a primeira coisa que deve fazer não é comprar o carro, nem decidir que alimento vai vender. O que deve fazer é conhecer o mercado de Food Truck em BH e também as regras e regulamentação do negócio. Não adianta ter o carro, um veículo pronto para usar se não pode colocar para funcionar, é necessário ter autorização da cidade e para ter a autorização precisa saber onde trabalhar.

food truck bh

O interessante é que uma coisa está interligada com a outra, você precisa saber onde vai trabalhar para pedir autorização, mas para saber onde trabalhar é importante conhecer o mercado. Já falamos muito sobre esses assuntos aqui, todos com muitos detalhes, por isso não deixe de conferir, aqui vamos falar mais rapidamente, para abranger tudo o que precisa fazer.

Antes de escolher o local que vai trabalhar é interessante fazer uma pesquisa, a cidade de Belo Horizonte é muito grande e as possibilidades de local de trabalho são muitas. Você pode trabalhar em um local comercial, um local turístico, perto de uma área com muitas empresas e até na porta da faculdade. Mas para escolher é necessário fazer uma pesquisa, veja se no local já tem outros Food Trucks funcionando, saiba o que eles vendem e como é o comércio no local.

Fazer uma pesquisa é fundamental para ter certeza que está escolhendo o lugar certo, assim que decidir onde vai trabalhar é hora de pedir autorização a prefeitura, você não pode simplesmente começar a trabalhar no lugar. É importante saber que a prefeitura da cidade pode autorizar ou não sua permanência no local, por isso tenha um plano B, com a autorização em mãos fica mais fácil começar a trabalhar.

O que precisa agora é arrumar seu carro, provavelmente já sabe o que vai vender, por isso veja um carro ideal para você de acordo com o que vai vender e claro, com o espaço que vai usar. Já falamos aqui também sobre a escolha do veículo, mostramos que o Food Truck kombi é um dos preferidos, mas que existem outras opções, por isso não deixe de conferir.

Escolha o carro, faça as modificações necessárias e assim que ele estiver pronto você deve ter a autorização dos bombeiros e da vigilância sanitária. É importante ter a autorização dos dois ou pelo menos cumprir as regras imposta por eles, assim você vai garantir a segurança de todos, tanto em relação a risco de acidentes e incêndio como em relação ao uso dos alimentos.

Regras para Montar seu Food Truck em BH

Food Truck em BH

A cidade não tem leis lei específicas para o funcionamento dos Food Truck em BH, eles são regulamentados pelo Código de Posturas, que prevê que a venda de alimentos nesses veículos não pode ser realizada a menos de 50 metros de lanchonetes, bares, restaurantes, entre outros. Como já falamos, você precisa ter o licenciamento atualizado e o veículo deve ter recipiente para coleta de resíduos e extintor de incêndio.

Existem algumas proibições, como a venda de bebida alcoólica, refresco, caldo de cana, sorvete de fabricação instantânea, entre outras coisas. Um projeto de lei está em andamento e a intenção é regulamentar o trabalho assim como a cidade de São Paulo, mas ainda não existe uma regulamentação própria.

Nossa dica é que você faça tudo como indicamos aqui e que passe por vistorias e fiscalizações, da mesma forma que restaurantes comuns. Você também precisa de documentação se for colocar mesas e cadeiras no local, além disso deve prestar atenção na limpeza da área após o encerramento das atividades. O cuidado com a manipulação e armazenamento dos alimentos também é importante e você deve prestar bastante atenção como não acontece contaminação.

Legalizar o Food Truck em BH e ter todos os documentos em mãos pode levar até 7 meses, entre o momento da busca prévia de local até a obtenção do alvará. No geral o que mais demora é a fiscalização para obter o pedido de licença e muitas vezes o pedido pode ser negado sem uma justificativa. Você precisa estar com tudo ok e pronto para mostrar que a lei não está sendo infringida e que o local escolhido não vai trazer prejuízos para motoristas, moradores, pedestres e comerciantes da região.

Uma dica para facilitar o andamento das autorizações e licença é procurar ajuda na Câmara de Vereadores, isso vale não só para Belo Horizonte, mas também para outras cidades. Pode ter certeza que seguindo nossa dicas você vai começar a trabalhar muito antes do que imagina. Só não deixe de ter todos os documentos em dia, por mais que pareça difícil e demorado, estar dentro da lei é muito importante.

O Food Truck em BH ainda não é completamente regulamentado, mas se fizer da forma certa, não vai ter problema. Só não esqueça de fazer um bom trabalho, pensar em sua concorrência, se vai ter funcionários, entre outras coisas. Ah! E não esqueça de registrar sua empresa, por menor que seja, ter o registro no Simples Nacional é importante e uma garantia a mais para você.

Assim que estiver com tudo certo é só programar a inauguração e começar a trabalhar, pode ter certeza que será bem sucedido se cumprir com tudo o que falamos aqui. Em caso de dúvida é só deixar seu comentário que podemos ajudar, não deixe de compartilhar também esse artigo com outras pessoas e conferir outros artigos que já fizemos sobre o assunto. Bom trabalho!

Veja outros artigos em nosso blog