A concorrência está cada vez maior, principalmente por causa da crise, muitas pessoas estão vendo no food truck uma forma de ganhar dinheiro e sair do sufoco. Mas como lidar com a concorrência? Você precisa ter estratégias diferentes, principalmente se o produto que vende é muito parecido com o de outras pessoas.

Neste artigo você vai aprender a lidar com a concorrência, vai saber o que fazer e o que pode ajudar em casos assim, pode ter certeza que se acompanhar todo o artigo não vai encontrar problema na hora que vender seu alimento. Mas antes de aprender como lidar com a concorrência queremos indicar 2 artigos bem interessantes para você que está começando nesse ramo agora.

Leia Também: Como montar um Food Truck.

Esses dois artigos você encontra em nossa página e vai te ajudar bastante na hora de pensar no que vender e também de montar seu negócio. Um negócio bem-sucedido começa a ser planejado muito antes do que imagina, por isso se você quer aprender como fazer da forma correta e depois lidar muito melhor com a concorrência não deixe de conferir esses artigos que indicamos. Mas é claro que você vai encontrar outros artigos desse estilo aqui em nosso site, então fique de olho e anote todas as dicas que damos.

A Concorrência

Agora que já demos essas dicas imperdíveis podemos voltar para o assunto que mais lhe interessa no momento, como lidar com a concorrência de food truck. Você precisa saber que todo comércio precisa lidar com a concorrência, existe concorrência em tudo e isso é muito bom. Imagina se existisse apenas uma pessoa vendendo sapato na cidade, essa pessoa iria colocar o preço que quisesse, poderia vender algo de qualidade duvidosa e de pouca duração, isso é ruim para todos. Com a concorrência existe qualidade, os empresários precisam melhorar o produto para oferecer aos compradores senão não vai vender.

Meu produto tem qualidade

Pensando nisso temos a primeira lição da concorrência, entender o que vende e saber se ele é realmente bom e de qualidade. A concorrência faz com que as pessoas criem produtos melhores, por isso para lidar com a concorrência e sair na frente você precisa analisar o que anda vendendo. Se os clientes estão preferindo o cachorro quente do outro lado da rua, que o seu, existe algo errado e você precisa saber o que é.

qualidade-produto

Uma dica é conhecer melhor o que está oferecendo para seus clientes, você tem experimentado o que come? Será que o seu cachorro quente continua saboroso como quando começou? É importante olhar outros detalhes também como:

  • Qualidade dos produtos que usa para fazer o alimento;
  • Qualidade das embalagens;
  • Tempo de atendimento e preparo;
  • Qualidade do atendimento;
  • Estado do carro de food truck.

É claro que as pessoas observam tudo isso, se você está falhando em algum desses pontos e seu concorrente é melhor, as pessoas vão preferir o outro. Dê uma olhada no seu atendimento, melhore o que precisa ser melhorado, essa é a primeira coisa que deve fazer para lidar com a concorrência. É claro que isso não é fácil e vai levar um tempo até você conseguir colocar tudo no lugar, mas é importante perceber que existe alguma coisa errada e que precisa melhorar.

Depois que fez isso e melhorou ou que percebeu que não tem o que melhorar, mas se mesmo assim ainda está perdendo para concorrência está na hora de inovar. Mas antes é interessante pensar no lugar em que está, muitas pessoas insistem em permanecer em um lugar só porque chegou lá há muito tempo. Talvez seus cliente já foram todos embora, já mudaram e você continua no local, o food truck tem uma vantagem, você pode se mover, trocar de lugar.

Se percebeu que o local não é mais favorável não tenha medo de mudar, de ir para uma nova rua e ter outros clientes, isso pode acontecer. Como você trabalha com um food truck tem a vantagem de levar seu negócio para qualquer lugar sem custo nenhum, não é necessário alugar um lugar, você só precisa ligar o carro e sair.

Lidando com a concorrência

Se já seguiu nossas dicas até aqui e ainda não conseguiu lidar com a concorrência que está bem acirrada é momento de começar a fazer algo diferente. Você precisa inovar, precisa pensar diferente e começar a oferecer algo chamativo, não será necessário mudar o que vende, mas use sua imaginação e crie algo para inovar. Como fazer isso? Existem muitas formas.

inovar

Coloque sua cabeça para funcionar, chame seus funcionários e pergunte como vocês podem inovar, existem muitas formas de fazer isso, muitas mesmo. Voltamos ao exemplo do cachorro quente, você continua vendendo seu cachorro quente como sempre fez, mas já pensou em criar um cachorro diferente? Um sabor novo e especial pode ser interessante, no lugar na salsicha você pode colocar outra coisa, pode fazer um cachorro quente doce. 🙂

Use sua imaginação e crie algo novo, isso vai chamar atenção dos clientes, é uma forma interessante de atrair o público, fazendo um cardápio novo e cheio de novidades pode ter certeza que as pessoas vão gostar. Essa é uma das melhores formas de lidar com a concorrência, o legal é que você não vai precisar inovar demais, vai apenas criar um cardápio novo e diferente. Uma ideia legal é pensar nas pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável.

Uma outra forma bem interessante de lidar com a concorrência é usando a tecnologia a seu favor, nesse caso você vai precisar fazer um investimento, mas pode ter certeza que esse investimento só irá te favorecer. Você pode criar um site, por exemplo, e começar a receber pedidos pelo site, você vai começar não só a atender no local, mas também vai expandir o negócio e terá um motoboy para entregas.

Pode também fazer um aplicativo, com esse aplicativo as pessoas podem escolher o que vão querer e pagar pelo próprio aplicativo, é bem interessante, você vai precisar gastar um pouco mais, mas é uma alternativa boa que vai lidar muito bem com a concorrência. Use sua imaginação e crie algo diferente e novo que vai atrair as pessoas. É claro que você não pode esquecer da boa e velha promoção, ela ainda funciona e atrai clientes.

Não é complicado lidar com a concorrência do food truck, você precisa estar disposto a criar novas formas de vender seu alimento e seguindo nossas dicas pode ter certeza que será bem sucedido. Muitas vezes fazendo uma simples mudança e organizando a forma de atendimento você já vai ser considerado o melhor e ganhará dos outros.

Mas lembre-se do principal, não adianta ter um ótimo atendimento, recursos de última geração, uma ótima estrutura se o alimento que oferece não é bom, gostoso e de qualidade. Você primeiro precisa oferecer algo gostoso, as pessoas valorizam mais o sabor que outras coisas, por isso não importa o que você vende, ele precisa ser saboroso e fazer as pessoas voltarem.

As dicas estão ai, agora é só colocar em prática e começar a lidar muito bem com a concorrência, se você tem uma dica legal que usou e conseguiu lidar com a concorrência de forma interessante não deixe de compartilhar. Não se esqueça de conferir outros artigos, eles vão te ajudar muito.