Eles ficaram famosos um tempo atrás, o Food Truck veio dos Estados Unidos e é uma ótima ideia para ganhar dinheiro e ter uma boa renda. Essa é uma forma bem interessante de trabalho, mas você precisa saber algumas coisas antes de criar o seu e começar a vender o que você deseja. Por isso acompanhe o artigo e aprenda Como Montar um Food Truck, vamos dar dicas importantes que vão fazer toda diferença em seu negócio.

O food truck ficou mais popular e ganhou força depois da lei que regulamentou a venda de alimentos em barracas, veículos automotores e carrocinhas. Na cidade de São Paulo, por exemplo, são quase 1000 food trucks em atividade e espalhados na cidade. Se quer saber Como Montar um Food Truck precisa conhecer um pouco da área, pois não adianta apenas saber fazer o que vai vender, você precisa ser um bom empreendedor.

É possível ter um faturamento muito bom com o food truck, mas você precisa saber trabalhar, por isso veja as dicas que separamos aqui para saber como montar um food truck que não tenha problema nenhum, nem dor de cabeça na hora.

Conheça a legislação da sua cidade para saber Como Montar Um Food Truck

O food truck é permitido e você encontra vários em diversos locais da cidade, antes de decidir montar o seu a dica é pesquisar um pouco o local, você precisa escolher um ponto estratégico. Ter um ponto legal para seu food truck é importante, esse ponto vai fazer toda a diferença para você, se escolher um lugar qualquer vai correr o risco de não conseguir clientes os suficiente.

Veja em sua cidade se existe alguma legislação

É importante saber se você pode colocar em qualquer lugar, se pode colocar mesas e cadeiras, entre outras coisas. Além disso, você também precisa saber sobre a concorrência, se a sua intenção é colocar em frente a uma universidade, é importante saber sobre os outros food trucks que já estão lá, o que vendem, quanto faturam, entre outras coisas.

Pesquisa de Mercado

Saber Como Montar um Food Truck não é simples, é necessário ter estratégia, conhecer o mercado, o local que você vai estacionar e vender seu produto, entre muitas outras coisas. Não comece do zero sem saber nada, é necessário ter uma pesquisa, saber um pouco sobre o mercado que atua, o local e o que mais desejar e achar importante saber.

Como Montar um Food Truck

Uma dica legal é entrar em contato com outras pessoas que já trabalham nessa área e no local que deseja trabalhar para saber um pouco mais sobre o ambiente de trabalho. É importante saber também sobre a concorrência, não é ruim ter concorrência, mas muitas pessoas vendendo a mesma coisa pode ser prejudicial.

Para saber Como Montar um Food Truck você precisa pesquisar muito e conhecer a área e tudo começa sabendo um pouco mais sobre a legislação da sua cidade e sabendo onde você pode e não pode ficar. Assim que descobrir o ponto certo e estratégico para seu novo negócio é momento de dar mais um passo e esse passo já está ligado ao seu carro de food truck.

O Food Truck é um investimento – Tenha um bom carro

Isso você já deve saber, o food truck é um grande investimento, é uma empresa, você não vai ter um espaço físico como uma loja, mas vai precisar arrumar seu carro para oferecer algo interessante para seus clientes. Existem muitas formas de food truck e tudo vai depender do que você deseja vender, mas todos eles devem ser bem arrumados.

Food Truck de Pipoca

Seu carro de food truck precisa estar bem equipado e preparado para atender os clientes, ele precisa estar sempre muito limpo, organizado e também precisa de uma customização. O estilo do seu caminhão ou carro vai depender do valor que está disposto a investir, você vai precisar de uma estrutura básica que é uma cozinha, e claro a cozinha deve ser adequada ao que vai vender.

Seu carro pode ser novo ou usado, isso não importa, você vai precisar customizar e fazer modificações, por esse motivo muitas pessoas preferem começar com um caminhão usado, para diminuir um pouco os gastos. O valor que vai gastar para montar seu food truck vai depender do seu negócio e de como pretende montar, nossa dica para você que está começando é fazer um projeto que se adapta ao seu orçamento.

Customização do Food Truck

Você vai precisar fazer a customização do veículo, além da infraestrutura necessária para preparar e comercializar o alimento, atendendo às exigências da ANVISA, você precisa colocar sua marca no carro. É interessante fazer a plotagem do carro, deixar ele customizado com o nome e marca, é interessante até colocar um site ou telefone, assim as pessoas que se interessarem pelo produto podem entrar em contato e saber onde fica.

A plotagem é muito importante e você não pode deixar de fazer, por mais que seja um investimento mais caro, é importante prestar atenção nesse detalhe e fazer. Existem empresas que já são especializadas em customizar food truck e deixar exatamente como precisa, eles vão montar sua cozinha e deixar o veículo pronto para começar a trabalhar.

O investimento para saber Como Montar um Food Truck

O investimento pode depender muito do que você quer, o valor para fazer toda a adaptação vai variar de  R$ 30 mil a R$ 300 mil. Esse valor é tão diferente porque muita coisa pode influenciar para baratear ou encarecer, os alimentos mais simples, como um cachorro quente não exige um investimento tão alto, já outros alimentos exigem. Além disso, o tamanho do veículo, o que ele tem e a forma de customização e plotagem também vão interferir do valor.

As próximas etapas de Como Montar um Food Truck são bem mais tranquilas e prazerosas, esse é o momento que você vai começar a trabalhar em seu negócio e de que gosta, está na hora de montar o cardápio.

Como montar o cardápio do food truck

Montar um bom cardápio está completamente relacionado a Como Montar um Food Truck, se você vai vender alimento, precisa saber o que vender e o cardápio vai te ajudar. Além disso, não adianta ter um carro bonito e seguir todas as dicas até aqui e depois não ter um cardápio legal ou bem pensado.

Cardapio de Food Truck

Nossa dica é fazer um cardápio interessante, chamativo, mas que não seja elaborado depois, pelo menos nesse primeiro momento, você precisa antes de começar a oferecer alimentos diferentes e muito elaborados, ter clientes. Os clientes podem ser conquistados de várias formas, uma delas é ter um cardápio simples e rápido. Por isso se o seu food truck é de panquecas, ofereça recheios mais comuns e em um primeiro momento não coloque muitos tipos de recheio.

Por mais que sua intenção é criar diversos recheios e muitas opções para os clientes, é importante primeiro chamar atenção e fidelizar, você consegue fazer isso com pouco, basta fazer um alimento de qualidade e gostoso. Além disso, você precisa pensar no local que está, muitas vezes as pessoas procuram um food truck porque desejam se alimentar bem e de forma rápida, gastar muito tempo olhando o cardápio não é legal.

É claro que como falamos, tudo vai depender do local que trabalha e do horário, você pode criar um cardápio diferente para um outro horário, assim você já vai convidar os clientes para voltar e experimentar algo diferente depois. Se você vai colocar seu food truck em frente a uma grande empresa e os funcionários ali tem horário de almoço apertado, você pode informar que depois das 8 horas o cardápio muda e é mais elaborado, essa é uma forma de atrair atenção dos clientes.

Agora que já sabe Como Montar um Food Truck é só colocar em prática as dicas e criar seu negócio, o restante é estratégia de marketing, publicidade, e outras modificações que vai precisar fazer ao longo do tempo. Mas o que precisa para começar já falamos, o que precisa agora é só seguir as dicas.

O caminho de Como Montar um Food Truck começa aqui, se fizer como falamos pode ter certeza que será bem sucedido, só não esqueça de fazer uma boa pesquisa de mercado antes para saber onde estacionar o carro. Ah! E mantenha-se sempre atualizado sobre o mercado de food trucks, se vai começar a trabalhar com isso precisa conhecer. Não deixe de conferir outros artigos aqui também, falamos sobre diversos assuntos interessantes, como por exemplo, como lidar com a concorrência, por isso não vá embora, fique mais e aproveite para aprender mais um pouco. Você gostou das dicas de Como Montar um Food Truck ? Então compartilhe! 🙂

Conheça outros artigos aqui!