Já ouvi falar que a propaganda é a alma no negócio? Essa é uma afirmação muito verdadeira, quem sabe fazer uma boa propaganda e consequentemente uma boa divulgação sai na frente. Por isso se você não sabe muito bem como fazer a divulgação do Food Truck fique por aqui que vamos dar dicas bem legais.

Conhecer seu público.

Para começar a primeira coisa que deve fazer é conhecer seu público, ninguém consegue fazer uma boa divulgação se não sabe o público. Você precisa focar em seu público para não ficar perdido e fazer propaganda para quem nunca vai se interessar pelo produto que vende, é a mesma coisa um vendedor de sapato feminino divulgar para crianças o produto dele.

É necessário fazer uma pesquisa para saber quem é o seu público, de onde eles são, idade, entre outras coisas, você pode fazer uma pesquisa rápida com quem frequenta seu Food Truck. Assim que fizer uma pesquisa vai saber quem é seu público e terá um perfil traçado, dessa forma será mais fácil fazer a divulgação, por isso esse é o primeiro passo, não dá para fazer nada antes disso.

Forma de divulgação.

Depois que conhecer seu público é só começar a pensar na forma de divulgação, existem algumas formas bem interessantes, você precisa atingir o seu público, por isso veja nossa dicas de como fazer a divulgação do Food Truck de forma certa. Vamos tratar aqui de três formas de divulgação, pela internet, com panfletos e também com seu próprio carro.

Divulgação no Carro.

O carro é a forma mais fácil de divulgar, você não precisa saber seu público para fazer, o ideal é fazer uma plotagem legal e chamativa, você vai mostrar o que vende e o telefone, isso é o principal. Dessa forma, por onde passar as pessoas vão ver o carro e se interessar pelo que vende, pode ligar, além disso, elas podem passar de carro ou de ônibus perto do local que fica parado atendendo os clientes e podem anotar o telefone para ir depois.

personalizacao-food-truck

Nesse caso é importante deixar o telefone a vista, bem grande e repetir em todos os lados do carro, a imagem também deve estar muito boa, se você vende, tacos, por exemplo, precisa ter a imagem de tacos. Ter apenas o nome não vai chamar tanta atenção como se tivesse uma imagem, por isso invista nessa propaganda que é tão simples e vai acontecer sem você fazer esforço nenhum. Saiba como personalizar seu Food Truck!

Leia também: Food Truck Kombi

Divulgação por panfletos

Muitas pessoas usam os panfletos como forma de divulgação da marca, você vê tantos panfletos na rua porque eles realmente funcionam. Mas nesse caso é importante prestar atenção no local que vai fazer a divulgação e para quem, por isso é importante conhecer seu público.

panfletos

Nossa dica principal é entregar panfletos na região que você fica, se é uma área um pouco residencial, pode distribuir os panfletos na casa, dessa forma os moradores vão poder ir até o local do Food Truck para comer. Essa é uma forma de divulgação que não dá errado, pode ter certeza que terá alguns vizinhos fazendo uma visita ao seu Food Truck. Outra dica é distribuir em lugares que você sabe que tem seu público-alvo, se em seu Food Truck você vende marmitex e sabe que tem diversas empresas perto, você deve distribuir seus panfletos lá.

Se o Food Truck é de doces, já deve saber que as mulheres vão comprar mais que os homens, por isso ofereça os panfletos para mulheres, fique em um ponto onde tem mais mulheres, por exemplo, em frente a uma loja de sapatos. Nesse caso você precisa usar sua imaginação e pensar onde seu público vai estar para que você divulgue seu produto para ele, é claro que algumas pessoas fora do seu público alvo vão comprar com você, mas foco em quem mais compra.

Se fizer a propaganda para as pessoas certas pode ter certeza que seu negócio vai crescer, mas lembre-se que o panfleto deve ser bonito e chamativo, você não precisa gastar muito, mas fazer em um papel comum ou imprimir na sua casa mesmo pode demonstrar despreparo. Faça em uma gráfica, até porque vai precisar de uma quantidade boa, faça algo colorido e que chame a atenção da pessoas. Assim eles vão receber e ler e não jogar fora sem mesmo olhar o que é.

A divulgação na internet

A internet está ai para te ajudar e pode ter certeza que você vai ganhar muitos clientes se divulgar por ela, mas é claro que você precisa usar os meios certos. A primeira coisa que deve fazer é criar um perfil em uma rede social, muitas empresas têm perfil no Facebook, por exemplo para ter contato com os clientes. Você também pode ter, dessa forma o contato com as pessoas que frequentam seu Food Truck será maior e isso é importante.

criacao-de-fanpage

Nossa dica é criar um perfil da empresa no Facebook (Veja esse Tutorial)ele é o mais usado, depois divulgue para os amigos e familiares e peça para eles seguir você, assim que eles estiverem seguindo fica mais fácil fazer a divulgação. Quanto mais pessoas seguem uma página e curtem, mais chance você tem de ganhar clientes, mas essa não é a forma de divulgação que estamos falando.

Esse é apenas o primeiro passo para você fazer a divulgação, assim que tiver uma página na rede social e alguns seguidores, já pode fazer a divulgação da marca. O próprio Facebook faz a divulgação para você, você só vai precisar indicar seu público alvo, o tempo que deseja fazer a divulgação, o valor que quer pagar e pronto. Essa divulgação pela rede social está ficando cada vez mais comum e o interessante é que só irá receber e ver sua propaganda quem faz parte do seu público.

Além disso é muito barato também, fazer uma divulgação através de uma rede social é muito mais barato que qualquer outro tipo de propaganda, com cerca de 20 reais você vai atingir mais de 3 mil pessoas dependendo do que escolheu fazer. Esse é um valor bem interessante, mas não é o único, você pode contratar marcas que são famosas nas redes sociais para fazer propaganda também, mas nesse caso será um pouco mais caro.

Para fazer uma boa divulgação no Facebook ou em qualquer outra rede social a regra não será diferente da regrinha do panfleto, ele precisa ser chamativo também. Não encha a propaganda de texto, as pessoas não gostam de ler, elas querem algo rápido, que falem de uma vez o que você está vendendo, onde fica e até mesmo o preço de alguma coisa que vende. É dessa forma que elas vão ficar interessadas pelo que vende e não vão precisar ler demais ou pesquisar o que está vendendo.

Pode ter certeza que com essas dicas de como fazer a divulgação do Food Truck você vai ter muitos clientes. Mas lembre-se que a propaganda não é a única coisa que deve preocupar, seus clientes devem ser bem atendidos e o atendimento não pode demorar. Não deixe de conferir outras dicas que já demos aqui, vai aprender muito e terá um negócio de sucesso.

Em caso de dúvida entre em contato que podemos ajudar e não deixe de compartilhar com seu amigo que também tem o Food Truck.